terça-feira, 29 de novembro de 2016

De passagem, mas com excesso de bagagem


Embora estejamos nesse mundo de passagem, nossa bagagem dá a impressão de longa, de longuíssima estadia, principalmente se considerarmos a influência e o apelo ao consumo exagerado e irrefletido ao qual estamos expostos diariamente.

 Veja a ilustração abaixo:
Certa vez um turista americano foi visitar o renomado rabino polonês Hofetz Chaim.
Ele ficou chocado ao perceber que a casa do rabino estava repleta de livros, tinha uma mesa e um singelo banco.
Chocado, o turista perguntou:
- Onde está sua mobília?
O rabino replicou:
- Onde está a sua?
Confuso, o americano respondeu:
- Eu sou o visitante! Estou apenas de passagem.
Então Hofetz respondeu de maneira serena e profunda:
- Eu também.


Bagagem


Pense nisso! 


Créditos da imagem: nitinut - Free Digital Photos

12 comentários:

  1. Excelente post, Rosana!

    Curioso é que tenho refletido ultimamente justamente sobre esse tema, ou seja, nas viagens, como fazer para caber tudo numa mochila. Incrível essa coincidência de pensamentos entre blogueiros! :-)

    Muito sábio esse rabino Chaim!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Guilherme,

      Que legal ver você por aqui!
      Vivemos em uma sociedade com tantas "necessidades", que até arrumar as malas para uma viagem se torna uma tarefa árdua. Ao mesmo tempo, dependendo dos dias de viagem, talvez uma mochila não seja suficiente, ou então uma mochila maior. Acho que o principal é o equilíbrio, ver se o que você pretende levar é realmente necessário ou se é o tipo de coisa que vai levar para talvez usar e no final nem use.
      Boa sorte em seu planejamento!

      Eu também acho muito legal essa sintonia de pensamento entre os blogueiros.

      Abraços!

      Excluir
  2. Fazer uma viagem de mochilão é a melhor forma de descobrirmos isso na prática. Depois que fiquei 7 meses na Ásia apenas com uma mochila, voltei ao Brasil diferente. Muito mais minimalista do que havia sido até então. E a vida torna-se muito mais simples e mais gostosa!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André,

      Sua viagem deve ter sido bem legal! Acho que são em momentos como o que falou que percebemos o excesso de coisas que temos. Será que precisamos de tanto assim?

      Eu também gosto do minimalismo, mas sem exageros, pois às vezes acabamos nos desfazendo de coisas e nos arrependendo depois. Isso já aconteceu algumas vezes comigo, por isso hoje tenho mais cautela nesse sentido.

      Uma coisa que consigo fazer relativamente bem é ter espaços vazios ou com poucas coisas e conseguir mantê-los assim.

      E como você disse, a vida se torna muito mais simples, pois há menos coisas para administrar, limpar, organizar, etc.

      Abraços!

      Excluir
    2. Do que vc se arrependeu, Rosana?

      Até agora acho que não me arrependi de nada rsrs. Talvez coisas pessoais apenas. Mas até isso, coisas pessoais, a gente precisa reavaliar. Tendemos a classificar muitas coisas como "pessoais", não acha?

      Abraços!

      Excluir
  3. André,

    Me arrependi por ter vendido e doado alguns livros. Mas fiquei pensando no que você falou sobre a reavaliação, pois nossa tendência é aumentar demais a abrangência do que seriam "coisas pessoais importantes".
    Mais um aprendizado, algo mais a ser modificado em minha vida.
    Agradeço pela dica!

    ResponderExcluir
  4. Tb tenho pouca coisa Rosana.
    Quanto mais entulho pior, pois junta poeira, ocupa espaço e tem que limpar.
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frugal,

      Que legal te ver por aqui.
      Você tem toda razão: excesso de coisas = mais poeira, mais tempo gasto com limpeza e organização... E no final das contas, para que tudo isso? As coisas não são o mais importante na vida. Você que trabalha na área de saúde conhece esse fato bem melhor do que eu.

      Abraços!

      Excluir
  5. Bruna,

    Que legal você ter gostado!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Scant Tales,

      Legal você ter gostado dessa reflexão e estar seguindo o meu blog! :)
      Espero que goste do conteúdo que posto aqui.

      Abraços,

      Excluir