terça-feira, 19 de setembro de 2017

Porque eu também abri uma conta no Banco Inter


Seguindo o post do André Azevedo (Viagem Lenta), eu também gostaria de compartilhar minhas impressões sobre o Banco Inter, no qual abri uma conta esse ano.


Planilhas-graficos-e-caneta


A abertura foi muito simples, rápida e sem complicações, tudo feito através do aplicativo do banco.
Pouco tempo depois, recebi o cartão de débito (que segundo informações no site, também pode possui a função crédito sem cobrança de anuidade). Há três tipos de cartões: Standard (para investimentos de até R$ 50k), Platinum (de 50 a 250K) e Black (acima de 250K).
Por ser uma conta digital, as TEDs são gratuitas. Há também opções de investimentos em fundos, Tesouro Direto e títulos de renda fixa (LCI, LCA e CDB).
Para o TD, a taxa de administração é zero. Por enquanto, o Banco Inter não é um agente integrado (investimento direto no TD pelo site da corretora/banco), mas espero que seja futuramente.

Para mim, o destaque é a possibilidade de efetuar transferências por boleto (limitados a 10 boletos mensais gratuitos), pois a conta corrente que tenho em outro banco é a conta de serviços essenciais, que não contempla TEDs gratuitas. A emissão do boleto é muito simples e em 2 ou 3 dias após o pagamento, o valor estipulado está disponível na conta corrente do Banco Inter.

Todas as vezes que necessitei de atendimento para solicitações ou esclarecimentos de dúvidas, fui atendida rapidamente e de forma satisfatória. Além disso, a partir desse mês (09/2017) é enviado um e-mail ao correntista informando quando um título venceu. Apesar dos controles pessoais, é um bom lembrete para o caso de esquecimentos ocasionais.

Estou gostando do Banco Inter, pois ele atende bem minhas necessidades, sem as altas taxas e tarifas cobradas pelos grandes bancos de varejo.

O Banco Inter tem adotado uma estratégia de marketing relevante para conseguir conquistar cada vez mais clientes. Até o ano passado eu só o conhecia por disponibilizar títulos de renda fixa em corretoras de valores. Jamais passou pela minha cabeça a ideia de abrir uma conta, até começar a ver banners, reportagens, posts e anúncios sobre o banco, cada vez com mais frequência.

Gostei da mudança recente do nome (de Intermedium para Inter) e do logotipo, pois ambos passam uma imagem mais simples, agradável, moderna e descomplicada.

Para saber mais, acesse os sites:
Banco Inter: https://bancointer.com.br/
Banco Data – https://bancodata.com.br/ - Esse site disponibiliza os resultados de todas as instituições financeiras do Brasil. Como curiosidade, compare os resultados do Banco Inter (ou de outros bancos menores) com os de grandes bancos de varejo. Ao ver o lucro líquido que conseguiram nos últimos anos, você vai entender melhor porque os maiores cobram taxas e tarifas tão altas.


Até a próxima!


Créditos da imagem: cooldesign - Free Digital Photos

4 comentários:

  1. Olá Rosana! Que bom que se livrou dos grandes bancos rsrs.

    Sobre ele não seu um agente integrado, não vejo como desvantagem. Acostume-se a aplicar diretamente pelo site do TD. Aho que é mais garantido em relação ao valor das taxas e mais seguro também. Não que o banco vá fazer alguma sacanagem, mas é um intermediário a menos, né? Nos tempos de alteração constante das taxas de juros, já vi valores diferentes entre as taxas reais e as taxas exibidas na tela da Easynvest. Depois disso, passei a comprar apenas pelo site diretamente.

    Outra coisa: repare nas taxas que as corretoras oferecem os títulos do Inter e procure saber a taxa que o Inter oferece. Investindo direto com ele, você ganhará mais. As corretoras sempre cobram um spread. É apenas por isso que vc vê ofertas do banco em outras corretoras rsrs.

    Se for investir no banco, procure um bom grupo de investimentos. As taxas são ainda melhores. Infelizmente o meu já alcançou o limite de membros...

    Abraço e bem vinda ao time!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André,

      Eu não sabia que há diferença nas taxas do TD, bom saber. As corretoras informam que a taxa é 0, mas então cobram um spread nessa modalidade de investimentos. Bom saber, agradeço pela dica! :)

      Eu já vi as taxas dos títulos do Banco Inter em corretoras e realmente são menores, por isso só invisto no próprio banco.

      Ainda não pensei seriamente sobre grupos de investimentos, mas é uma boa opção. No passado investi em fundos de investimentos na GF, mas entrei na época de euforia da bolsa e acabei saindo no prejuízo. Vivendo e aprendendo, né?

      Boa semana!

      Excluir
    2. Olá Rosana!

      Só para esclarecer: a taxa do TD a que me refiro, é a taxa de juros e não de administração, o que seria um spread embutido.

      Na experiência que eu tive, acredito que não foi por má fé da corretora, mas eram aqueles dias que as taxas mudavam toda hora, e o sistema da corretora não acompanhava.

      POr exemplo, vamos supor que a taxa de um título abriu o dia com IPCA+ 7,0%. Depois o TD mudou para 7,2%. Na plataforma da corretora, ainda estava 7,0% e se vc comprasse por lá, achando que comprou a 7,0%, na verdade seria 7,2%, que era a novíssima taxa em vigor já no site do TD.

      Sobre o grupo de investimentos, no Inter acredito que não é o um grupo de investimentos "tradicional". Você faz normalmente e individualmente suas aplicações, mas, se estiver em um "grupo", recebe melhores taxas. Vc permanece com seu dinheiro e sua total autonomia.

      Abraço!

      Excluir
    3. André,

      Eu pensei logo na taxa de juros, nem passou pela minha mente a taxa de adm. rsrsrs

      Entendi sobre as taxas no site da corretora e do TD, qualquer hora vou comparar. Pelo que entendi, é como um delay no sistema.

      Agradeço pela dica do grupo de investimentos, eu não sabia que funcionava dessa forma, vou procurar no site do Inter para entender melhor.

      Abraços!

      Excluir