O mundo mudou tanto...

O mundo mudou tanto...

Antes, só era possível saber o sexo do bebê na hora do nascimento. Agora, tudo é previsto e planejado com antecedência.

Antes, as crianças ficavam em casa com as mães ou com as avós. Hoje, as crianças pequenas e até os bebês vão para creches ou escolinhas.

Antes, você ia na biblioteca fazer pesquisas para um trabalho. E tinha que copiar tudo à mão em folhas de papel almaço – será que ainda existem essas folhas? Hoje, os alunos pesquisam no Google, imprimem (se é que ainda é necessário imprimir) e o trabalho está feito.


ilustração folha de papel, lápis, borracha e lâmpada

O mundo mudou tanto...

Antes, os jantares eram com a família reunida. Hoje, cada um esquenta o seu prato no micro-ondas no momento que achar mais conveniente.

Antes, você escolhia uma faculdade e esperava se adaptar bem. Hoje, você escolha quantas faculdades vai fazer, quais especializações acredita serem mais interessantes. Tudo planejado principalmente em razão do retorno financeiro.


O mundo mudou tanto...

Antes, havia tempo para todas as atividades do cotidiano. Hoje, a correria da vida atropela e atrapalha a vida tranquila e até a resolução dos problemas.

Antes, aos 50 anos você estava se aposentando. Hoje, com essa mesma idade você precisa se reinventar, buscar outra profissão, pois você é velho demais para o mercado de trabalho e novo demais para se aposentar.

Antes, a vida era mais longa e a morte mais rápida. Hoje, a doença chega cedo causando uma morte lenta e lucrativa.


O mundo mudou tanto...

Antes, as crianças tinham menos brinquedos e mais diversão. Hoje, as crianças têm muitos brinquedos, mas onde foi parar a diversão das décadas anteriores?

Antes, não haviam tantas facilidades, mas havia tempo de qualidade. Hoje, as atividades são tantas que o tempo disponível nunca parece ser o suficiente. E na verdade, com tantas coisas para fazer, não é mesmo.


Mas não precisa ser assim

O mundo mudou muito, não dá para negar.

Porém, você não precisa seguir o ritmo da maioria.

Você pode viver bem com menos coisas, com menos atividades, com menos compromissos e com menos cursos.

Você pode viver bem fazendo uma coisa de cada vez e não se deixando enganar pela falácia da multitarefa para um cérebro que trabalha muito melhor no modo monotarefa.

Você pode ter um estilo de vida mais saudável para manter seu corpo em bom estado pela maior parte de tempo possível.

Você pode passar menos tempo olhando para as telas e mais tempo conversando com seus familiares e amigos, brincando com seus filhos, sobrinhos, animais de estimação ou fazendo algo que gosta. São esses momentos que proporcionarão boas e agradáveis lembranças de uma vida que foi realmente vivida de uma forma bem agradável, leve, divertida e memorável.



Você pode

O mundo mudou muito, mas você pode ser uma pessoa melhor para si mesmo e para o mundo sendo exatamente quem você é, com seus valores, virtudes e jeito de ser.

Você pode ser uma pessoa melhor sendo quem você é. Sem máscaras, sem hipocrisia, sem se anular para agradar os outros.

Seja quem você é.

Esse é um dos maiores e melhores presentes que você pode dar ao mundo. 

E principalmente, esse é um dos maiores e melhores presentes que você pode dar a si mesmo.



Créditos da imagem: Pixabay




Comentários


© 2025 Simplicidade e Harmonia - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total desta obra e permitida a reprodução parcial desde que citada a fonte.